Pesquisa Gerações Interativas

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

ESCRITA E ORALIDADE: CADA CENA UM FLASH!

Iniciei com os 6°s anos, A e B, um trabalho no qual os alunos, em grupos de quatro, leram uma crônica (Lixo) de Luis Fernando Veríssimo, cada grupo recontou a história em música ou história em quadrinhos. Na sequência da  atividade cada grupo está apresentando oralmente o seu trabalho, como também falando do processo de criação da música ou da HQ.
Antes das apresentações orientei-os quanto à postura, dizendo-lhes que filmaria, mostraria na reunião de pais. As dicas foram dadas, a cada apresentação dos grupos, estão sendo seguidas, quando não os próprios colegas apontam os problemas.
O que eles não podem fazer na frente da sala: rir sem motivo, falar baixo, olhar para as paredes, ficar com as mãos nos bolsos ou gesticulando demais sem motivo, passando a mão nos cabelos, usando boné, usar gírias.
Para as apresentações eles estão seguindo "um roteiro":
- primeiro se apresentam, dizendo seus nomes;
- cantam a música ou lêem a história em quadrinhos;
- abrem espaço para perguntas dos colegas;
- os colegas perguntam e eles (grupo) vão respondendo.
Hoje, por problemas em minha filmadora, um dos alunos, Christian, me pediu para filmar com o celular. Nem precisei dar muitas orientações, porque ontem ele viu como estava filmando: close no grupo, pause, close na criança perguntando... Além dele, a Giovana Luise ajudou-o contando, um, dois, três, para os colegas atentarem para o início da filmagem.
Hoje um dos alunos, Raí, perguntou aos colegas que estavam se apresentando: "Que nota vocês dariam para sua apresentação?" 
Houve também maior participação da sala, porque mais alunos quiseram fazer perguntas aos colegas do grupo. 
A maior dificuldade é fazer com que o restante da sala faça silêncio para ouvir os grupos, assim como para não atrapalhar na filmagem.
A filmagem servirá também, além de registro, para que depois eles revejam, em outro momento, possam verificar o que melhorar para as próximas apresentações, que com certeza acontecerão na escola e na vida de cada um deles!
Durante as apresentações cada grupo está respondendo questões quanto:
- à escolha feita: música ou HQ;
- à organização do grupo para realizar a tarefa;
- à seleção das falas da crônica para compor a HQ;
- ao método que usaram para escrever a música;
- a avaliação que fazem da apresentação.
Como está no título acima "Escrita e oralidade: cada cena um flash", o trabalho está integrando a Língua escrita e a Língua falada em situações reais de uso, em especial a oralidade, que é propulsora das apresentações dos grupos e participação da turma durante as interações.

2 comentários:

  1. professora Delfiol
    Obrigada pela visita e parabens tambem pelo seu blog. Estarei te visitando sempre.
    Li o seu comentario, e respondo sua pergunta sobre a publicação dos alunos. Iniciamos este trabalho há pouco tempo (junho de 2010), trabalho com crianças de 8 a 9 anos ( 4º ano do E.F.), e como a proposta é trabalhar sobre questões do "nosso lugar" (casa, escola, rua, bairro, cidade...)e após abordarmos, debatermos... um tema na sala, (por exemplo lixos em terrenos baldios, o que você acha desta atitude?), publico fotos e orientações... e em casa ou na escola, cada criança deve publicar seus textos dando opiniões, sugestões, criticas... ao assunto exposto.

    Publiquei ainda desenhos/artes como as mandalas (é só clicar na seta dos slides que você verá todos os trabalhos e ler os comentarios dos alunos)
    Pretendo ainda fazer muitas outras coisas. Veja por exemplo, a mensagem de uma pai que foi] publicada.
    Espero ter atendido suas dúvidas. Obrigado por me visitar e quem sabe possamos fazer um trablho de intercambio entre nossos alunos.

    abraços
    Marilene

    ResponderExcluir
  2. Marilene, pretendo também retornar ao seu blog. Quando fui fazer minha primeira faculdade pretendia fazer Educação Artística, mas infelizmente na minha região não havia o curso, optei então pela Língua Portuguesa, porque amo as palavras.
    Trabalho com 6°s anos, 6ªs séries. Nos sextos o assunto são as crônicas, fábulas, textos narrativos em geral.
    Nas 6ªs séries estamos trabalhando com relatos autobiográficos, notícias. Ficamos meio "amarrados", porque temos que nos ater à proposta curricular do Estado, mas quem sabe possamos futuramente pensar em algo?
    Um grande abraço e obrigada pela visitinha!

    ResponderExcluir