Pesquisa Gerações Interativas

sexta-feira, 5 de março de 2010

O trabalho com a leitura, escrita e interpretação

A professora realiza, como atividade permanente, uma leitura de um texto (conto, crônica, notícia de jornal, etc...) no início da primeira aula de cada turma, objetivando com isso ampliar o repertório dos alunos, no que diz respeito à: 
- conhecimento e reconhecimento de diversos gêneros textuais, 
- ampliação do vocabulário, 
- desenvolvimento do gosto pela leitura e escuta de textos diversos,
- elaboração de hipóteses, inferências sobre os textos lidos.
Espera-se que esse trabalho além de desenvolver neles o gosto pela leitura, possa também melhorar suas produções escritas, porque só escreve, quem tem o que dizer, sabe como dizer.


"... No primeiro momento as delícias do texto se encontram na fala do professor. Usando uma sugestão de Melanie Klein, o professor, no ato de ler para os seus alunos, é o “seio bom“, o mediador que liga o aluno ao prazer do texto. Confesso nunca ter tido prazer algum em aulas de gramática ou de análise sintática. Não foi nelas que aprendi as delícias da literatura. Mas me lembro com alegria das aulas de leitura. Na verdade, não eram aulas. Eram concertos. ..." (Rubem Alves, disponível texto na íntegra em: http://www.rubemalves.com.br/oprazerdaleitura.htm )

Nenhum comentário:

Postar um comentário